IGREJAS SECULARES
IV

 
 

 

Basilica di Santa Maria Maggiore

 

A Basílica di Santa Maria Maggiore  - maior igreja em Roma dedicada ao culto da Virgem Maria - também é conhecida como a Basilica di Santa Maria della Neve e Basilica Liberiana, em italiano, e Saint Mary Major Basilica, em inglês. Foi construída sobre o templo pagão de Cybele e é a única basílica romana que conservou o núcleo da sua estrutura original  intacto, apesar de vários projetos de construção adicionais e danos sofridos com o terremoto de 1348.

 

 
Piazza Esquilino com a Basilica di Santa Maria Maggiore (parte de trás)

Depois que o Papado em Avignon terminou e  retornou a Roma, a Basilica di Santa Maria Maggiore tornou-se o Palácio temporário dos Papas, devido ao estado decadente do Lateran Palace. A residência papal foi posteriormente transferida para o Palacio do Vaticano, atualmente Cidade do Vaticano.

 
 

Basilica di Santa Maria Maggiore - Roma

 
 
 
 
 
 
 

 

  Cathedral di Santa Maria Assunta
Torcello - Italia
 

A Cathedral di Santa Maria Assunta,  cuja construção começou em 639 A.D, foi a primeira  catedral de Torcello, depois que a cidade  foi fundada no século VII. 

A Cathedral di Santa Maria Assunta atesta a importância histórica da Ilha de Torcello. Um exemplo da arquitetura medieval em toda sua beleza e simplicidade, o interior da igreja revela mosaicos excepcionais da época bizantina, entre os séculos XI e XII, além de sua imponente torre dos sinos do século 11.

 

Cathedral di Santa Maria Assunta, Torcello
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
Kyrie Eleison - Gabriel Fauré, 1845-1924
 
Produção e formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha