Leonardo da Vinci nasceu em Vinci,
próximo a Florença, na Itália, em 15 de abril de 1452. Filho
ilegítimo do notário florentino Ser Piero e de uma camponesa, foi
criado pelo pai. Ao revelar vocação para a pintura e o desenho,
empregou-se como aprendiz do escultor e pintor Andrea del
Verrocchio por volta de 1467. Trabalhou com Verrocchio até 1477 e
depois sozinho nos quatro anos
seguintes.
Por volta de
1480 começou a pintar "São Jerônimo", que deixou inacabado. No ano
seguinte mudou-se para Milão e trabalhou na "Adoração dos Magos",
encomenda dos monges de San Donato, em Scopeto. Também inacabada,
essa é a primeira tela que pode ser atribuída com segurança a
Leonardo. Nela se percebe o gênio do artista que, embora se
considerasse continuador direto de Giotto e de Masaccio, já não
apresentava em sua pintura semelhança alguma com a tendência
plástico-formal própria da escola florentina do
Renascimento.
Trattato della Pintura
No Trattato
della pittura, Leonardo da Vinci defendeu essa forma de arte
como indispensável à realização da exploração científica da
natureza e aconselhou os pintores a não se limitarem à expressão
estática do ser humano. Ao pintar utilizava todos os
seus conhecimentos científicos: suas figuras humanas derivavam
diretamente dos estudos de anatomia, enquanto as paisagens
revelavam o conhecimento de botânica e
geologia.
Muitas de suas
obras se perderam, foram destruídas ou ficaram inacabadas.
Conhecem-se apenas cerca de 12 telas de Leonardo de autenticidade
indiscutível. Ao longo de sua obra, é visível a importância cada
vez maior que o artista concede aos contrastes entre luz e sombra,
e, principalmente, ao movimento. Com o sfumato, que dilui
as figuras humanas na atmosfera, Leonardo realizou síntese
admirável entre modelo e paisagem.
A "Última Ceia",
uma das obras mais famosos do mundo, foi muito danificada e
sofreu diversas restaurações, motivo pelo qual pouco resta do
original. É inigualável, no entanto, a solidão de Cristo, em
contraste com a agitação dos apóstolos, divididos em grupos de
três. Judas, o traidor, é a única figura em isolamento entre eles.
Os vários estudos e desenhos de Leonardo revelam a preocupação do
autor com os menores detalhes da cena.
Pouco antes de
morrer, no castelo de Cloux, perto de Amboise, na França, em 2 de
maio de 1519, nomeou seu discípulo predileto, Francisco Melzi,
herdeiro de todos os valiosos estudos, desenhos e anotações que
deixava. Melzi preservou cuidadosamente a herança, mas, com sua
morte, cerca de cinquenta anos após a do mestre, os manuscritos se
dispersaram. Conservaram-se cerca de 600 desenhos, que representam
talvez a terça parte da vasta produção de Leonardo da
Vinci.
Fonte
(editada):
Encyclopaedia Britannica do Brasil
Publicações Ltda.