View of the Sala di Troia (1)
Pallazo Ducale, Mantua, Italia
 
 
 
 
 
 

  

GIULIO  ROMANO

Giulio Pippi, dito Giulio Romano, pintor e arquiteto italiano, nasceu em Roma, c. de 1492 e morreu em Mântua em 1546.

Desde muito jovem foi ajudante de Rafael, de quem se tornou discípulo de confiança, tendo concluído alguns de seus trabalhos, como "Transfiguração", "Coroação da Virgem", "Vitória de Constantino" (no Vaticano).

Construiu a Villa do Cardeal Giulio de Medici, no Monte Mario (hoje Villa Madama), e os palácios Senni e Maccarani.

Com o saque de Roma (1527), que interrompeu as atividades artísticas, foi para Mântua, onde abriu um ateliê muito frequentado e construiu sua obra-prima, o Palazzo del Te, decorando-o também com afrescos e estuques admiráveis, hoje considerados como os primeiros exemplos do Maneirismo.

 

 

Sala di Troia, Palazzo Ducale, Mantua

 

À medida que o trabalho no Palazzo del Te foi terminando, Giulio Romano começou a cogitar  novas atividades em vários lugares e com diferentes graus de importância. Um de seus projetos mais significativos neste período, porém, foi a decoração do apartamento oficial de Federico Gonzaga no Palazzo Ducale, Mantua, mais tarde chamado de "Appartamento di Troia", tendo como destaque a sua peça mais importante a "Sala di Troia", iniciada em 1536 e concluída por volta de 1540.

As cenas pintadas no teto e paredes da "Sala di Troia" narram a vitória grega sobre os troianos como se lê na Ilíada. A batalha se alastra por todo o teto, com cavalos desesperados e guerreiros abatidos, enquanto os heróis vitoriosos os sobrepujam. A cena é pintada continuamente, interrompida apenas por árvores concebidas para esconder os cantos angulares da sala. As pinturas nas paredes narram histórias individuais da guerra, isoladas em molduras fictícias. Essas cenas, pintadas por alunos de Giulio, incluem a construção do Cavalo de Troia, Laocoonte e seus filhos atacados por serpentes, o sonho de Hecuba e a morte de Ajax.
 
A sala foi decorada continuamente até o chão com troféus militares e mármore falso e, como um todo, faz alusão às virtudes militares de Federico Gonzaga.
 

 

Créditos

Fontes:

Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, Volume 12, pág. 6.339.

http://www.wga.hu/html_m/g/giulio/ducale/1troia2.html

 

Fundo Musical:

Celtic Music, Irish Harp, Flute

 

 

Produção e Formatação:
Mario  Capelluto e Ida Aranha
 
 
 
 
 
 
 
Fevereiro, 2012
 

 

 
 
 
 
 
 
View of the Sala di Troia (2)
 Palazzo Ducale, Mantua, Itália