FRÉDÉRIC  FRANÇOIS  CHOPIN
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Frédéric François Chopin, 1810-1849
 
 

Em Paris, Chopin foi saudado pelos eminentes exilados poloneses, incluindo o Príncipe Adam Jerzy Czartoryski, que morava no Hotel Lambert,  e por artistas destacados como Heinrich Heine, Alfred de Vigny e Eugène Delacroix. 

Chopin foi apresentado a alguns dos principais pianistas da época, incluindo Friedrich Kalkbrenner,  Ferdinand Hiller e Franz Liszt, e fez  amizade pessoal com os compositores Hector Berlioz, Felix Meldelssohn, Charles-Valentim Alkan e Vincenzo Bellini (ao lado de quem está enterrado no cemitério Père Lachaise).

 
 
Estátua de Chopin no Parque Łazienki em Varsóvia.
 
 

Antes da Segunda Guerra Mundial,  uma estátua de Chopin foi erguida no Parque Lazienki,  adjacente à Aleje Ujazdowskie (Avenida Ujazdów). Na base da estátua, nas tardes de domingo, no verão, são executados recitais gratuitos de composições de Chopin para piano. A árvore estilizada sobre a figura de Chopin lembra as mãos e dedos de um pianista.

 

Outras referências sobre a vida e obra de Chopin

encontram-se nas mostras 1 e 3.

 

 

 

 

Fontes: Vários sites na Internet 

 
 
 
 
Hendrik Siemiradzki , 1887 - Chopin Playing the Piano in the Prince Radziwill's Salon
 
 

A música de Chopin já era admirada por muitos de seus compositores contemporâneos, incluindo Robert Schumann que, em sua revisão da Variações na "La ci darem la mano" (da ópera de Mozart  "Don Giovanni), Op. 2, escreveu: "Chapéus ao alto, cavalheiros! Um gênio."

Durante seus anos em Paris, Chopin participou de vários concertos. As programações fornecem uma idéia da riqueza da vida artística parisiense durante esse período, como o concerto de 23 de março de 1833,  em que Chopin, Liszt e Hiller tocaram trechos solos em uma execução de um concerto de Bach  para três clavicórdios, e o concerto de 3 de março de 1838, quando Chopin, Alkan, Pierre Joseph Zimmerman, e o aluno de Chopin, Adolphe Gutman, tocaram o arranjo a oito mãos de Alkan para a Sinfonia nº 7 de Beethoven. Ele também participou na composição do Hexameron (1837)  — a sexta (e última) variação do tema de Bellini é de Chopin.

 

 

Frédéric Chopin, escultura de Jacques Froment Thomas

Parc Monceau, Paris, France

 

 

 
 
 
 
 
Thomas Shotter Boys, The Seine and Palace of the Tuilleries, c. 1830-35
 
 
 

Um ilustre pianista amador inglês descreveu sua impressão de 

Chopin Playing the Piano in the Prince Radziwill's Salon:

 
Imagine um homem de grandíssimo refinamento no modo de ser e de se portar, sentado ao piano e tocando sem qualquer movimento do corpo e raramente algum movimento dos braços, dependendo inteiramente de suas cuidadosas mãos femininas e seus dedos finos. Os amplos arpejos de sua mão esquerda, mantidos em um fluxo contínuo de tom por um   legato preciso e fino e o constante uso do pedal de sustain, formavam uma subestrutura harmoniosa, de uma maravilhosa cantabile poética. Sua delicada dinâmica musical,  as modificações constantes na troca de tom e tempo (tempo rubato) são de efeito indescritível. Mesmo nas passagens mais enérgicas ele praticamente nunca ultrapassou um mero mezzo-forte.
 
 
Chopin
Retrato no Musée du Louvre
Paris, France
 
 
 
 
 
 
Chopin e George Sand, pintura feita por Eugène Delacroix em 1838
 
 

Em 1836, em uma festa organizada pela condessa Marie de Agoult,  amante do compositor Franz Liszt,  Chopin conheceu Amandine-Aurore-Lucile Dupin, baronesa Dudevant, mais conhecida por seu pseudônimo, George Sand.  Ela foi uma escritora romântica francesa, conhecida por seus inúmeros casos amorosos com Prosper Mérimée, Alfred de Musset (1833-34), seu secretário Alexandre Manceau (1849-1865) e outros. 

Chopin inicialmente não encontrou atrativos nela. "Algo sobre ela me repele", disse ele à sua família. Sand,  entretanto, em uma carta datada de junho de 1837 a seu amigo o conde Wojciech Grzymała, discutiu sobre o que fazer para afastar Chopin de sua namorada Maria Wodzińska, ou para abandonar outro caso. Sand sentiu uma grande atração por Chopin e o persuadiu até começar um relacionamento.

Um notável episódio, no período em que estiveram juntos, foi um turbulento inverno em Mallorca  (1838-1839), onde tiveram problemas para encontrar acomodação e acabaram se alojando no cênico, mas frio mosteiro de Valldemossa.  Chopin também teve problemas com seu piano enviado por Ignaz Pleyel.  Ele chegou de Paris depois de um grande atraso e foi retido pela alfândega  espanhola, o que resultou em um grande imposto de importação. Ele pôde usá-lo por pouco mais de três semanas; no resto do tempo teve que compor em um piano alugado para completar seus prelúdios  (Op. 28).

 

 

Quando Chopin e George Sand romperam o relacionamento, Eugène Delacroix cortou essa tela,
separando as duas imagens.
A tela com o retrato de Chopin está hoje no Musée du Louvre, em Paris, enquanto o retrato de George Sand está no Ordrupgaard Museum, em Copenhague, Dinamarca.
 
 
 
 
 
 
 
Piano de Chopin, em Valldemossa, Mallorca, Espanha
 
 

Durante o inverno,  o mau tempo teve um sério efeito sobre a saúde de Chopin e sua doença pulmonar crônica que, para salvar sua vida, ele, George Sand e seus dois filhos foram obrigados a retornar à Espanha  continental, chegando a Barcelona,  e depois a Marselha,  onde permaneceram alguns meses, até ele recuperar-se. Embora sua saúde tenha melhorado, Chopin nunca se recuperou totalmente desse ataque. Queixou-se da incompetência dos médicos em Mallorca: "o primeiro disse que eu iria morrer; o segundo, que eu tinha um último suspiro; e o terceiro, que eu já estava morto".

À exceção de 1840, quando permaneceu em Paris, de 1839 a 1846 Chopin passou os verões na propriedade de Sand, em Nohant.  Esses foram dias tranquilos e produtivos, durante os quais Chopin compôs muitos trabalhos. Entre eles está a Polonesa em lá bemol maior,  Op. 53 "Heróica", uma de suas mais famosas peças. Na volta a Paris, ele conheceu o pianista e compositor Ignaz Moscheles. 

Em 1845,  com uma maior deterioração da saúde de Chopin, um grave problema surgiu em sua relação com George Sand, que entrou em crise em 1846 por problemas envolvendo a filha de Sand, Solange, e o jovem escultor Jean Baptiste Auguste Clesinge. Este foi o ano em que Sand publicou Lucrezia Floriani, cujos principais personagens (uma rica atriz e um príncipe de saúde frágil) podem ser interpretados como sendo Sand e Chopin. Em 1847  os problemas familiares finalmente puseram fim às relações entre Sand e Chopin, que duraram 10 anos, desde 1837.

 
 
 
Chopin Memorial in Szafarnia, Polônia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Túmulo de Chopin no cemitério Père Lachaise, em Paris.
 
 
Em 1848, Chopin deu seu último concerto em Paris, além de visitar a Inglaterra e a Escócia  com sua aluna e admiradora Jane Stirling. Eles chegaram a Londres  em novembro, e Chopin conseguiu dar alguns concertos e apresentações de salão.

Voltou a Paris, mas de 1849 em diante foi incapaz de dar aulas e de se apresentar. Sua irmã, Ludwika, que tinha dado a ele as primeiras lições de piano, cuidou dele em seu apartamento na Praça Vendôme,  nº 12. Nas primeiras horas de 17 de outubro Chopin morreu.

Até 2008 acreditou-se que morreu de tuberculose.  Estudos de Wojciech Cichy, da Faculdade de Medicina da Universidade de Poznan atribuíram a sua morte a uma fibrose cística. 

Depois do amanhecer, Clesinger fez sua máscara da morte e os moldes de suas mãos.

Antes do funeral de Chopin, de acordo com seu desejo ao morrer, seu coração foi retirado devido a seu medo de ser enterrado vivo. Ele foi posto por sua irmã em uma urna de cristal selada, com Cognac,  destinada a Varsóvia. O coração permanece até hoje lacrado dentro de um pilar da Igreja da Santa Cruz  (Kościół Świętego Krzyża) em Krakowskie, Przedmiéscie , debaixo de uma inscrição do  Evangelho de Mateus, 6:21: "onde seu tesouro está, estará também seu coração". Curiosamente, seria salvo da destruição de Varsóvia pelos nazis, em 1944, pelo general das SS, Erich von dem Bach-Zelewski.

 

Pilar na Igreja de Santa Cruz, em Varsóvia,
contendo o coração de Chopin.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
Waltz in Eb, Op.  18
Frédéric-François Chopin, *1810   +1840
 
 
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha