Retrato Póstumo, Barbara Kraftt, Salzburg, 1819
 
 
WOLFGANG AMADEUS MOZART
1756-1791
 
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Roteiro para a música de Mozart
 
 

Mozart em Verona
Retrato a óleo por Saverio Dalla Rosa, 1770
 
 
PARA ENTENDER A MÚSICA DE MOZART

OS RISCOS DA MASSIFICAÇÃO

"A difusão da música por todos os meios de comunicação constitui em si algo notável. Mas, se ela é apresentada a um público despreparado, sem sentido ou reflexão, ele é superalimentado do modo mais horroroso. Passou o tempo em que o velho Bach fazia uma longa viagem a pé para escutar Buxtehude. O rádio traz a música até a minha casa a toda hora. Poupa ao ouvinte qualquer incômodo, exceto um: movimentar um botão. No entanto, o sentido musical não pode ser adquirido nem desenvolvido sem exercício. Na música, como em todas as coisas, a inatividade conduz à debilidade das faculdades".

Igor Stravinsky


PARA CANTAR A ÓPERA DE MOZART

"Mozart não exige volume nem vigor, mas pede musicalidade e sentimento no estilo. Quando se canta Mozart devem ser seguidas certas regras musicais precisas: ausência de portamento, precisão de entonação, pureza de linha e controle do volume. É claro que essas coisas são importantes em toda música, mas muito mais quanto  a Mozart. Quando se canta ou se ensina sobre o compositor, há uma seriedade, uma exatidão, quase um rigor, que devem ser praticados, se é que se vai cantar sua música e aprender com ela." 

Nicolai Gedda
 

Post-card de Mozart
 
 
ROTEIRO PARA A AUDIÇÃO
 
O roteiro a seguir, datado de 1985, de fonte fora da Internet, é sem dúvida, interessante, porque o que pesa é o roteiro para o principiante seguir :
 
 
MOZART PARA INICIANTES

. Eine kleine Nachtmusik - Filarmônica de Berlim, Herbert von Karajan
 
Uma das jóias da criação de Mozart. O disco também serve para iniciantes e degustadores. Quem não se entusiasmar deve, rapidamente, esquecer música.

. Sinfonias N° 40 e Nº 41 - Filarmônica de Viena, Karl Böhm
 
Estas duas últimas sinfonias de Mozart abriram um novo caminho musical, cujo fio da meada seria retomado por Beethoven. O tema do primeiro movimento da Sinfonia Nº 40 é conhecidíssimo na música popular. Vale ouví-lo sob a regência do maior mozartiano dos últimos tempos. 
 
. Concertos para piano e orquestra N° 21 E Nº 23 - Sinfônica de Londres, Claudio Abbado. Solista: Rudolf Serkin.
 
Simplesmente dois dos mais belos concertos para piano e orquestra de toda a história da música.

. Concertos para Clarineta e Orquestra K.622 e para Fagote e Orquestra K.191 - Sinfônica de Boston, Seiji Osawa. Solistas: Harold Wright e Sherman Walt.
 
Entre os vários primores da obra de Mozart se incluem os seus concertos para instrumentos de sopro e orquestra.

. A Flauta Mágica - Filarmônica de Berlim, Herbert Von Karajam (álbum de três discos)
 
É impossível mergulhar na obra de Mozart sem conhecer suas óperas. A última delas, A Flauta Mágica. embora baseada num libreto estapafúrdio, consegue descrever um caleidoscópio de sentimentos com as mais inspiradas melodias.

 

Mozart  - libreto da ópera Le Nozze Di Figaro
 

MOZART PARA SECUNDARISTAS 

 . Don Giovanni - Com Dietrich Fischer-Dieskau e Birgit Nilsson

Há três pontos culminantes na história da ópera: o Don Giovanni, de Mozart, o Tristão e Isolda, de Wagner, e Otelo, de Verdi. Para alguns críticos, Don Giovanni consegue ser a ópera das óperas, um drama que alterna cenas de comédia com um dos confrontos mais trágicos de toda a história do teatro lírico, o do sedutor de Sevilha com a estátua do comendador por ele assassinado. Há várias gravações da ópera na discografia internacional, mas essa, regida por Karl Böhm, talvez seja a melhor de todas.

 . Grosse Messe C-Moll - Filarmônica de Berlim e Wiener Singverein. Com Barbara Hendricks e Peter Schreier

A música religiosa é parte importante da criação mozartiana e a chamada Grande Missa em Dó Menor é uma de suas mais belas realizações, sob a influência de Johann Christian Bach.

 . Concertos para Piano e Orquestra - Camerata Academica do Mozarteum de Salzburg. Solista e regente:
Géza Anda.
 
Um mozartiano aplicado precisa conhecer a riqueza musical desse conjunto de obras, sobretudo as últimas sete.

 
. Concertos para Flauta K.313 e K.314 e Andante para Flauta K.315 - Concertgebow Amsterdam, David Zinman. Solista: Aurèle Nicolet.
 
O passo à frente natural para quem ouviu os concertos para clarineta e fagote. O segundo movimento do K.313 é um dos pontos culminantes da inspiração mozartiana em sua juventude.

 

Partitura de Requiem de Mozart


MOZART PARA DEGUSTADORES
 
Certos lançamentos constituem excelentes peças para apreciação:

 . Concertos para Violino e Orquestra Nº 3 e Nº 5 - Filarmônica de Viena, James Levine. Solista: Itzhak Perlman
 
Os concertos de violino, embora muito inspirados, não se nivelam aos de piano ou aos de instrumentos de sopro. O que transforma o disco em peça de degustação, fora o virtuosismo de Perlman, é a exibição das qualidades de Levine como regente de Mozart.

 . Concertos para Piano e Orquestra Nº 15 e Nº 21 - Academy of St. Martin-in-the-Fields, Neville Marriner. Solista: Alfred Brendel
 
O degustador se deliciará especialmente com a interpretação do Concerto Nº 21. Vale confrontá-la com a de Géza Anda e a de Claudio Abbado/Rudolf Serkin

 .  Ópera, Árias - Sinfônica de Londres, Colin Davis, Solista: Kiri Te Kanawa
 
O melômano que se preza gosta de ouvir óperas na íntegra e não em árias, que não revelam a continuidade da ação dramática. Apesar disso, é uma delícia ouvir Kiri Te Kanawa interpretando Mozart.

 . Quarteto de Cordas Nº 19 e Nº20 - The Gabrieli Quartet.

Pode se alegar que o quarteto de cordas, inventado por Haydn, transformou-se na província de Beethoven, onde Mozart foi mero intermediário. Mas os dois quartetos em questão constituem boa amostra da invenção mozartiana na música de câmara.

 

 

Estátua de Mozart em Salzburg
 
 
 
 
 
Informações sobre a vida de Mozart encontram-se no site:
 
                                                                
Página " Músicas", Seção Música Clássica
 Mozart, Wolfgang Amadeus 1- Vida
 
 
 
 
Créditos
 
Fontes:
Pesquisa, imagens e bibliografia
 
. Internet
 
. DER NEUE HERDER:  Zweiter Band; Vierte Auflage; Herder - Druckerei, Freiburg im Breisgau, 1951.
 
. Revista Veja, de 26 de junho de 1985.
 
. Suplemento: Gênios da Música da Revista "Caras" edição 122.
 
. Lello Universal; Dicionário Enciclopédico Luso-Brasileiro; Lello & Irmão Editores; 1943;  Porto,  Portugal. 
 
. Música dos Grandes Mestres - Copyright, 1959, de The Reader's Digest Association, Inc.
 
 
 

Fundo Musical

 

Ária da Ópera "Bodas de Figaro"

Voi Che Sapete Cosa é L'Amore

Wolfgang Amadeus Mozart, *1756   +1791

 

 

Produção:
Mario Capelluto
 
 
Pesquisa, edição de texto e formatação:
Ida Aranha