CONCERTO DE ARANJUEZ
 
O Concerto de Aranjuez é uma
composição musical para guitarra e orquestra do compositor espanhol
Joaquin Rodrigo.
 
Escrito no início de 1939 em Paris,
longe da atmosfera tensa da última fase da Guerra Civil na Espanha e o presságio
da Segunda Guerra Mundial, sua estreia foi em 9 de novembro de 1940 e o solista foi o guitarrista Regino Sainz de la Maza, companhado pela Orquestra Filarmônica de Barcelona, dirigida por César Mensoza Lasalle, no "Palau de la Musica Catalana", em Barcelona, sendo o primeiro concerto de guitarra e orquestra da História da Música.
 
Este concerto é dividido em três
movimentos: Allegro con spirito, Adagio e Allegro gentile.
 
O segundo movimento - Adagio, o mais conhecido dos três - é marcado pelo seu ritmo lento e melodia calma, com um acompanhamento suave de guitarra e cordas. Apesar de uma sensação de calma que permeia a peça, desde o começo acordes são adicionados gradualmente à melodia e um trinado da guitarra e cordas cria as primeiras sementes de tensão, que vão crescendo com o acompanhamento dos instrumentos de sopro, mas gradualmente relaxando para a melodia com arpejos de calma da guitarra.
 
 
Inspiração
 
O Concerto de Aranjuez foi composto para descrever os jardins do Palácio Real de Aranjuez, a residência do Rei Felipe II na primavera na segunda metade do século XVI, e mais tarde reconstruído em meados do século XVIII por Fernando VI.
 
Segundo o compositor, o segundo movimento "representa um diálogo entre a guitarra e instrumentos de solo (corne inglês, fagote, oboé, trompa)." Ele descreve o concerto como a captura "da fragrância das magnólias, cantos dos pássaros e um fluxo de fontes" dos jardins de Aranjuez.
 
 
Paco de Lucia
 
Paco é o mais novo de cinco irmãos, filhos do também guitarrista de flamenco
Antonio Sánchez.
Em Algeciras,e de uma forma geral na maior parte da Andaluzia,  os rapazes costumam adotar o nome da mãe, como por exemplo "Paco de (la) Carmen," ou "Paco de (la) María," deste modo, o seu nome artístico foi adotado em honra de sua mãe Luzia, de origem portuguesa, que por sua vez adotou o nome de Lucia Gomes. Foi com seu pai e seu irmão Ramón que aprendeu a tocar guitarra. Em 1991 gravou Concerto de Aranjuez de Joaquin Rodrigo, com a
Orquestra de Cadaqués.
 
O autor, presente nas gravações, teria dito que nunca ninguém tinha tocado a sua peça com tanta paixão e intensidade como
Paco de Lucia.
 
 
 
Joaquin Rodrigo
 
Joaquim Rodrigo Vidre (22 de novembro de 1901 - 6 de julho de 1999) foi um compositor e pianista espanhol. Apesar de ser cego desde a mais tenra idade, Rodrigo atingiu grande sucesso e é considerado como um dos compositores que mais popularizou a guitarra na música clássica do século XX, e seu Concerto de Aranjuez é um dos pináculos da música espanhola.
 
 
 
 
Créditos:
 
Plano de Fundo:
Fachada Oriental do Palácio de Aranjuez
(Jardin Parterre)
 
Fontes:

http://es.wikipedia.org/wiki/Concierto_de_Aranjuez

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paco_de_Luc%C3%ADa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaqu%C3%ADn_Rodrigo

 

Pesquisa, tradução de texto e formatação:

Ida Aranha

 

 
Setembro, 2011