DMITRI  SHOSTAKOVICH
 
Vals de la Suite du Jazz, nº 2
 
A Suite para a Orquestra de Jazz nº 2,
de Dmitri Shostakovich. foi escrita em 1938 para a Orquestra da recém-fundada " State Jazz Orchestra" de Victor Knushevitsky, e foi apresentada pela primeira vez em 28 de novembro de 1938 em Moscou (Radio) pela "State Jazz Orchestra".
 
A partitura foi perdida durante a Segunda Guerra Mundial, mas uma outra para piano foi  encontrada em 1999 por Manashir Yakubov.
 
 
 
 
 
 
 
1906 - Dmitri Shostakovich nasce em 25 de setembro, em São Petersburgo, Rússia, filho de Dmitri Shostakovich e Boleslavovich Vasilyevna Sofia.
 
1916 - A mãe de Dmitri percebe que seu filho possui dom para a música o envia para uma escola de música particular. Nessa época ele compõe sua primeira composição, uma peça para piano chamada 'Soldado'.
 
1919 - Matricula-se no Conservatório de Petrogrado.
 
1922 - O pai de Shostakovich morre de pneumonia, enfraquecido devido à falta de alimentos durante a guerra. Shostakovich e seus irmãos são obrigados a conseguir emprego para sustentar a família.
Ele trabalha em uma sala de cinema como pianista para o fundo musical de  filmes mudos.
 
1925 - Shostakovich compõe e apresenta sua Primeira Sinfonia no Conservatório.
 
1927 - Shostakovich encontra o homem que se tornará seu melhor amigo e protetor, Ivan Sollertinsky.
 
1932 - Casa-se com Nina Varzar.
 
1936 - Sua filha, Galya, nasce. Termina sua Quarta Sinfonia.
 
1937 - A Quinta Sinfonia de Shostakovich é terminada e apresentada.
 
1938 - Seu filho, Maxim, nasce
 
1941-Ele tenta se alistar no exército soviético, mas é recusado devido à deficiência visual. " Stalin usa Shostakovich como propaganda, no artigo ''Firefighter Shostakovich' na revista TIME. Shostakovich começa sua Sétima Sinfonia: "Leningrado", em homenagem ao "900 Day Siege".
 
1949 - Stalin pede que Shostakovich compareça à "Cultural and Scientific Conference for World Peace", em Nova York, como o principal representante da União Soviética.
 
1953 - Com a morte de Stalin, Shostakovich desfruta de mais liberdade física e criativa, começando por ajudar a reintegrar músicos e artistas exilados por Stalin.
 
1957 - Sua esposa, Nina, morre. Ele compõe sua Décima Primeira Sinfonia.
 
1960 - No intuito de ser nomeado primeiro-secretário da "Russian Division of the National Composers', Shostakovich filia-se ao Partido Comunista.
 
1966 - Começando a sofrer de problemas cardíacos, ele  opta por passar a maior parte do tempo em casa com sua terceira esposa, Irina Supinskaya.
 
1975 - Em 9 de agosto Dmitri Shostakovich morre em Moscou com a idade de 69 anos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Créditos
 
 
 
 
Pesquisa, tradução de texto e formatação:
 Ida Aranha
 
 

 
 
 
 
Outubro, 2011