VEIT  STOSS
 1447-1533
 
 
 
 
 
 
 

Veit Stoss Triptych

 

O Altar Mariano  na Catedral de Bamberg, na Alemanha, é obra do escultor alemão Veit Stoss, que o terminou em 1523. Feito originalmente para um Convento em Nuremberg, o altar foi subsequentemente transferido para Bamberg pelo filho de Stoss na época na Reforma.

O tríptico é um baixo-relevo entalhado em summer linden - madeira especial para entalhe. Usada pelos os escultores alemães da Renascença, summer linden  é encontrada no sul da Alemanha. 

Na parte central do tríptico é apresentado o nascimento de Jesus. O Menino Jesus sobre a almofada remete ao período barroco. Atrás da Virgem vê-se São José, enquanto o lado direito é composto por anjos e pastores. O primeiro anjo segura um alaúde ao mesmo tempo em que envolve a coluna central com um braço. Outro anjo, vestido como diácono, se ajoelha, apontando para as ferramentas que foram usadas no suplício da Paixão. O terceiro anjo tem uma viola num braço e uma cruz no outro.  
A coluna pode ser entendida como a flagelação de Jesus diante de Pôncio Pilatos. O segundo plano é uma paisagem com fortificações e casas, reminiscência das muralhas medievais de Nuremberg.
Os dois relevos laterais superiores representam a Fuga para o Egito e o Nascimento de Maria. Os relevos laterais inferiores remetem à Adoração dos Magos e Jesus aos doze anos no Templo.
Veit Stoss determinou que o triptico deveria ser exposto somente em Festas especiais: Natal, Epifania, Páscoa, Pentecostes, Dia da Ascensão, Corpus Christi, Pentecostes, Todos os Santos e da Virgem Maria. Para evitar a contaminação por fuligem, também foi prescrito que o altar deveria ser iluminado apenas por duas velas. Outras velas só como adorno.

Fotógrafos têm demonstrado que a cor do tríptico tem mudado ao longo do tempo. Antigamente o trabalho de entalhe era cor de mel, mas no final do século 19 houve uma revisão que lhe deu um tom marrom escuro. 
 

 Painel Central do Tríptico na Catedral de Bamberg, Alemanha

 
 
 


 

 
 
 
 
Veit Stoss 
 
VIDA
 
Escultor alemão, Veit Stoss nasceu em Horb am Neckar, Swabia em 1447. Fez seu aprendizado como artista em Nuremberg, onde se casou com Barbara Hertz em 1473,  morrendo na mesma cidade em 1533.
 
Em livros poloneses (e em muitos livros franceses) o nome aparece grafado como Wit Stwosz, já que os mais importantes trabalhos do escultor encontram-se em Cracóvia, e os autores poloneses (e franceses) costumam (ou costumavam) afirmar ter ele sido polonês. Mas sua família encontra-se desde 1379 mencionada em registros eclesiásticos da Baviera. A discussão foi encerrada em 1961 pelo historiador polonês Szczesny Dettloff, que provou a origem alemã do artista.
 
Em 1477 Stoss foi  chamado para trabalhar em Cracóvia, onde executou seus maiores trabalhos. Em 1485 trabalhou em Breslay (hoje Wroclaw) e em 1488 outra vez em Cracóvia. De 1496 até a morte morou em Nuremberg.
 
 
Catedral de Bamberg, Tríptico - detalhe
 
 
ESTILO
 
Stoss é, talvez, o maior escultor medieval ao norte dos Alpes. Não admitiu nenhuma influência da arte italiana do seu tempo. É artista de temperamento apaixonado; as cabeças e os vestidos revelam o movimento tumultuoso das obras.
 
 
Igreja de Santa Maria - Retábulo - Cracóvia
 
A OBRA-PRIMA
 
Entre 1447 e 1489 criou Stoss sua maior obra: o retábulo do altar-mor da igreja St. (Sw.) Marja, em Cracóvia. Representa no centro a morte de Maria, nas alas os sete sofrimentos e alegrias da Virgem e, enfim, a coroação da Mãe de Deus. É provavelmente a maior obra da escultura medieval (abstraindo-se das obras italianas da época). Na catedral (Wawel) de Cracóvia, criou Stoss os túmulos do rei Casimiro IV Jagelão e do bispo de Wloclawek.
 
 
 
 

 Catedral de Bamberg, Alemanha

 
 
 
 
                                                                                                                                  Tríptico da Catedral de Bamberg, Alemanha
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Fontes:

http://simple.wikipedia.org/wiki/Bamberg_Cathedral

http://pt.wikipedia.org/wiki/Veit_Stoss

http://en.wikipedia.org/wiki/Bamberg_Cathedral

http://www.woodcarvingillustrated.com/forum/f54/basswood-limewood-differece-16847/
 
 http://www.visual-arts-cork.com/sculpture/veit-stoss.htm">http://www.visual-arts-cork.com/sculpture/veit-stoss.htm
 
Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia Britannica do Brasil, Publicações Ltda. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, volume 19, págs. 10.610-10.611
 
 
 
 
 
 

 

Créditos:

Fundo Musical:

Oboé, Concerto in D. Minor

Johann Sebastian Bach, *1685   +1750

 

Pesquisa, tradução de texto, formatação:

Ida Aranha

 

www.sabercultural.org

Dezembro, 2011