Théodore  Chassériau
 

 

 
 
 


Portrait of the Artist in a Redingote, 1835
A Self-portrait of Chassériau painted at the age of 16
Musée du Louvre, Paris, France
 
 

Vida

Théodore Chassériau foi um pintor romântico francês, célebre pelos seus retratos, pinturas históricas e religiosas e murais alegóricos, além de imagens orientalístas inspiradas pelas suas viagens à Algéria.

Chassériau nasceu em 20 de setembro de 1819 em El Limón, Samaná, em Saint Domingue (hoje República Dominicana) onde seu pai, francês, exercia um cargo administrativo no que era então uma colônia francesa. A família mudou-se para Paris em 1821, onde o jovem Chassériau precocemente mostrou habilidade para o desenho, tendo sido aceito no estúdio de Jean Augste Dominique Ingres em 1830, com a idade de onze anos, tornando-se o aluno favorito do grande clássico.

Depois que Ingres deixou Paris em 1834 para assumir a diretoria da Academia Francesa em Roma, Chassériau ficou sob a influência de Eugène Delacroix, cujo foco em relação à parte pictórica era um anátema para Ingres. A arte de Chassériau tem sido muitas vezes caracterizada como uma tentativa de conciliar o classicismo de Ingres com o romantismo de Delacroix. Em 1840 Chassériau viajou para Roma, onde se encontrou com Ingres que, magoado com a direção havida na obra do seu aluno, rompeu definitivamente com ele.

Obra

Em 1846, logo depois de ter pintado o colossal  "Ali-Ben-Hamet, Caliph of Constantine and Chief of the Haractas, Followed by his Escort", Chassériau fez sua primeira viagem à Algéria. De esboços feitos nessa e nas viagens subsequentes, ele pintou temas como "Arabs Chiefs Visiting Their Vassals" e "Jewish Women on a Balcony" (ambos em 1849, hoje no Louvre). Um trabalho importante feito mais tarde, "The Tepidarium" (1853, hoje no Musée d'Orsay), apresenta um grande grupo de mulheres se enxugando depois do banho, num ambiente arquitetônico inspirado na viagem do artista a Pompeia em 1840. Sua obra mais monumental foi a decoração da grande escadaria de Cour de Comptes, encomendada pelo Estado em 1844 e terminada em 1848. Este trabalho foi seriamente danificado em maio de 1871 por um incêndio provocado durante a Comunne, e somente fragmentos puderam ser recuperados; hoje estão preservados no Louvre.

Depois de um período com a saúde precária, agravada por seu trabalho exaustivo com as encomendas de murais decorativos para as Churches of Saint-Roch Saint-Philipp-du Roule, Chassériau morreu aos 37 anos em Paris, em 8 de outubro de 1856.

Fonte (editada):

http://en.wikipedia.org/wiki/Th%C3%A9odore_Chass%C3%A9riau

 

 
 
 
 
 
1843 - The Artist's Sisters  
Musée du Louvre, Paris
 
 
 
 
 
 1840 - Andromeda and the Nereids 
 Musée du Louvre,  Paris
 
 
 
 
1849 - Desdemona Retiring to her Bed
 Musée du Louvre, Paris
 
 
 
 
 
1850-52 - Orientalist Interior Nude in a Harem 
Private collection
 
 
 
 
 
 1844-48 - Peace
 Musée du Louvre, Paris
 
 
 
 
 
 
 
Théodore Chassériau
 
Referências adicionais à vida e à obra desse artista encontram-se em
 
Pintura/Pintores/Chassériau, Théodore 2
 
 
 
 
 
 
 
Créditos
 
Fundo Musical:
 
Ballade Nº 1 In G Minor,  Opus 23
François Frédéric Chopin, *1810   +1849
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
Pesquisa, edição de texto, formatação:
 Ida Aranha