JOHN COLLIER
 
 
 
Honourable John Collier
Image courtesy of Don Kurtz
 
 

O Homem

Honourable John Collier nasceu em 1850 e faleceu em 1934. Foi um escritor e pintor inglês do estilo Pré-Rafaelita, abordando temas dramáticos, retratos e paisagens. Pertencia a uma família talentosa e bem sucedida, filho de um juiz e artista amador, Lord Monkswell. Foi educado em Eton e estudou arte em Munique e Heidelberg, bem como na Slade School, sob a orientação de Poynter, e em Paris com Laurens. Também teve o estímulo de Millais e Alma-Tadema.

Sua primeira esposa foi Marian Huxley, pintora, que estudou, tal como seu marido, na Slade School e apresentou trabalhos na Royal Academy  e em outros salões.  Vítima de vários problemas de saúde após o nascimento de sua única filha, faleceu em 1887.
 
Em 1889 Collier casou com sua cunhada Ethel Huxley, com quem teve uma filha e um filho.
 
 
 
O Artista e Escritor
 
Collier foi um dos 24 membros fundadores da Royal Society of Portrait Painters, onde foi Vice-Presidente. Era, também membro do Royal Institute of Oil Painters.  Apresentou nada menos do que 130 quadros na Royal Academy e 165 na Royal Society of Portrait Painters, bem como em muitas outras galerias, tanto na Inglaterra quanto no exterior. Foi o autor dos livros The Primer of Art (1882), A Manual of Oil Painting (1886) e The Art of Portrait Painting (1905).
 
A variedade dos  personagens retratados por Colliers, pode ser avaliada pelo fato de que em 1893, por exemplo, seus modelos incluirem o Bispo de Shrewsbury (Sir Lovelace Stamer), Uma Taça de Vinho com Caesar Borgia, Sir John Lubbock FRS, A N Hornby ("Captain of the Lancashire Eleven"), Uma Feiticeira,  Um Vagabundo, e o Bispo de Hereford (Dr Atlee).

 
A encomenda do retrato do Rei George V como Master of Trinity House em 1901, quando Duke of Cornwall and York, embora muito aquém dos seus melhores trabalhos, revela a extensão de sua reputação.
 
Colliers foi um dos pintores mais destacados de sua geração pela sua obra, que é um exemplo expressivo da  abordagem da luz, cor e desenho.
 
 
 
 
 
 
 
Spring - Private collection
 
In the Venusberg Tannhauser  - Private collection
 
 
Lilith -  Private collection
 
 
Pharaohs Handmaidens
 
 
 
1909 -The Land Baby - Private collection
 
 
1923 -The Water Nymph  -  Private collection
 
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
No Jardim de um Mosteiro
Albert W. Ketelbey, *1875  +1959
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha