Portrait of Jo, The Beautiful Irish Girl, 1865
 
GUSTAVE COURBET
 
VIDA E OBRA
 
 
Pintor francês, nasceu em 1819 e morreu em 1877. O pai, viticultor do Franco-Condado, desejava torná-lo engenheiro, mas acabou permitindo que estudasse Direito em Paris.
 
                                                               
Portrait of P.J. Proudhon in 1853, 1865
 
Desinteressando-se dos estudos, alugou um ateliê e dedicou-se à pintura como autodidata, freqüentando o Louvre.
Republicano ardente, cedo tornou-se figura notória por discursos acalorados nos cafés.
 
 
 Self-Portrait (Courbet with a Black Dog), 1844
 
 
Em 1844 seu "Portrait au chien noir" (Retrato com cão negro") foi aceito no Salon. Nos anos seguintes, só parte de seus envios seria aceita. Courbet jactava-se de desagradar o júri e via nessas recusas a prova do seu valor.
 
 
 
Self-Portrait (Man with a Pipe), 1848
Em 1849 seu "Après-diner à Ornans" (Após o jantar em Ornans", Musée de Lille) obteve no Salon uma medalha de segunda classe.
Em 1850 apresentou "Casseurs de pierre" ("Quebradores de pedra", Dresden), o primeiro quadro de tema proletário, e "Un Enterrement à Ornans" ("Enterro em Ornans", Musée du Louvre), cujo realismo fez escândalo. Sem dúvida a oposição à sua arte seria menos violenta, não fosse seu manifesto esquerdismo.
 
 
The Hammock, 1844
 
Em 1885, teve recusado pela  Exposição Universal  seu quadro "L'Atelier"  (Musée du Louvre). Nele retratou seus ódios e amizades artísticas, com imagens que representam seu desprezo pelo Romantismo.
 
 
The Peasants of Flagey Returning from the Fair, Ornans, 1850
 
Inconformado, Courbet fez uma exposição particular de cerca de 40 quadros seus  - um Salon des Refusés particular. Nessa ocasião a crítica, sempre irônica ante o conteúdo político-social de sua obra, não pôde deixar de reconhecer seu valor.
 
 
 
The Shelter of the Roe Deer at the Stream of Plaisir-Fontaine, Doubs, 1866
 
Concorreu com sucesso ao Salon de 1860; sua influência atingiu a Bélgica e a Alemanha. Em 1870 foi eleito presidente da comissão dos museus. Com grande escândalo, recusou a Legião de Honra, alegando não querer ser condecorado por Napoleão III.
 
 
The Sleepers, 1866
 
Irreverente, rebelde, autorizou fosse desmontada a coluna Vendôme, tendo sido responsabilizado pela  depredação e condenado a seis meses de prisão. Em 1873, tendo que pagar a sua reconstrução, refugiou-se na Suíça.
 
 
The Sleeping Spinner, 1853
 
 
Sua saúde abalada agravou-se com a notícia da venda de seus bens em hasta pública, inclusive os quadros, vindo a morrer de cirrose em 1877. Em 1919 suas cinzas foram transportadas para Ornans.
 
 
The Young Ladies of the Village, 1851-52
INFLUÊNCIA
 
Foi enorme a influência de Courbet. Combatendo a arte acadêmica convencional, criou um estilo enérgico que dá nova importância aos menores fatos da vida cotidiana, abrindo caminho aos impressionistas.
 
 
 
 
 
 
 
                                                    

Fundo Musical:
Pizzicato Polka - Johann Strauss I,  * 1825  +1899 
 
Produção e Formatação :
Mario Capelluto e Ida Aranha