HENRYK  HECTOR  SIEMIRADZKI  I

 
 
 
 
 
 
 
 
 

HENRYK HECTOR SIEMIRADZKI

Kharkov, *1843 - Strzalkowo,  +1902

 

Pintor russo, passou sua infância e mocidade em Kharkov, que era, então, parte do Império Russo, no que é hoje a Ucrânia. Lá recebeu suas primeiras lições de arte. Em 1860 entrou para a Universidade onde graduou-se em Ciência.

 
 
 

 
 
Orpheus in the Underworld, 1880-90, LvovPicture Gallery, Lvov, Ukraine
 
Indo para São Petersburgo, conseguiu permissão para assistir às preleções ministradas na Academia de Artes, embora já tivesse passado da idade limite para a admissão.
 
Em pouco tempo os professores descobriram seu talento e, admitido como estudante, Siemiradzki já no primeiro ano recebeu duas medalhas de prata e, mais tarde, 
acumulou 6 de prata e 3 de ouro, impressionando a todos pelos seus conhecimentos
 de Ciência e História Antiga.
 
Por seu trabalho Alexander the Great’s Trust in the Doctor Hippolitus conquistou a medalha Major Gold e uma bolsa para estudar no estrangeiro por seis anos.
 

 
Portrait of a Young Woman - Private Collection
 

Paris era então o centro artístico da Europa e Munique vinha logo atrás;  para lá foi Siemiradzki.

Nessa cidade foi pintado seu primeiro grande trabalho Roman Orgy in the Time of the Caesars (1872), quadro esse comprado pela Academia de São Petersburgo.

 O resultado da venda propiciou sua ida para Roma, onde passou a viver, visitando a Rússia só esporadicamente.  

 

 
Road from Rome to Albano, c. 1873, TverPicture Gallery, Tver, Russian Federation
 
O segundo grande trabalho de Siemiradzki foi Christ and Sinner - The First Meeting of Christ and Mary Magdalene (1872), por encomenda do Grand Duke Vladimir Alexandrovich, Presidente da Academia, o que lhe trouxe fama e sucesso na Europa.
 
 Essa tela apresenta as principais peculiaridades de sua arte: a paisagem tendo um papel principal, com as imagens de pessoas desempenhando um papel secundário.
 
 Essa singularidade pode ser apreciada em Christ in the House of Martha and Mary  (1886) e em Christ and the Samaritan Woman  (1890), a sua melhor tela com temas bíblicos.
 

 
Roman Orgy in the Time of Caesars, 1872, Russian Museum, St. Petersburg, Russia
 

A pintura Emperor Nero and His Courtiers, em que os servos ateiam fogo nos mártires cristãos com feixes de estopas embebidas em pez, rendeu-lhe o título de professor e o Grand Prix at the World Exibition em Paris, além da Legion of Honour.

 

Song of a Slave Girl, 1884, SerpukhovHistorical and Art Museum,
Serpukhov, Russian Federation
 

Na década de 1870 Siemiradzki recebeu uma encomenda do Holy Synod para pintar murais na Cathedral of Christ, the Saviour, em Moscou.

Muitos artistas de renome também colaboraram, mas, em 1931, os Comunistas explodiram a Cathedral e todos os murais foram perdidos para sempre, tendo-se, hoje, apenas uma vaga idéia deles por alguns esboços remanescentes.

 
 

 
Two Figures by a Statue of Sphinx, 1870-80, Regional State Fund of Khanty-Mansiysk, Khanty-Mansiysk, Russian Federation

 

 

Fundo Musical:
Prelude Opus 23, nº 5
Sergei Vassilievitch Rachmaninov, *1873  +1943
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha