PIERRE-PAUL  PRUD'HON
(1758-1823)
 
 
 

Piere Prudon nasceu em Cluny, Burgundy, França, sendo o décimo filho de um operário de obra de cantaria. Mais tarde ele trocou o seu nome para um outro que soasse mais aristocrático: Pierre-Paul Prud'hon. Aos 16 anos ele começou a estudar pintura na "Dijon Academy", sob a direção de François Devosge e continuou seus estudos na "Paris Academy" em 1780. Em 1784 ele venceu o "Prix de Rome", o que lhe propiciou uma pensão para continuar sua educação na Itália, onde permaneceu de 1785 a 1788. Embora este fosse o período da influência de Jacques-Louis David em Roma, Prud'hon permaneceu indiferente ao neoclassicismo do seu conterrâneo. Mestres italianos, especialmente Correggio tiveram mais ascendência sobre ele.  

No seu retorno à França, Prud'hon estabeleceu-se em Paris, mantendo-se com desenhos e miniaturas. Sua primeira encomenda importante, em 1798, foi a pintura de um teto com tema alegórico no palácio de Saint-Cloud. A este trabalho seguiram-se encomendas similares.

Em 1801, Napoleão fez-lhe encomendas para retratos, decoração de tetos e pinturas alegóricas. A primeira esposa de Napoleão, Joséphine, tornou-se sua mais influente "patronesse", e Prud'hon pintou muitos retratos para a família Bonaparte, entre eles um belíssimo retrato de Joséphine. A segunda esposa de Napoleão, Marie-Louise, também admirava seu trabalho, conseguindo-lhe muitas encomendas e o empregando como  Mestre de Desenho.

Grande parte de suas pinturas tinham como tema assuntos mitológicos ou alegóricos e foram encomendadas para edifícios públicos. Entre esses encontram-se "Innocence Choosing Love over Wealth", realizado em conjunto com Marie Françoise Constance Mayer-Lamartinière, e seu célebre "Crime Pursued by Justice and Vengeance" (1808).

"A genialidade de Prud'hon reside em alegoria; este é o terreno onde ele domina inteiramente"; escreveu seu sobrinho Eugène Delacroix. Prud'hon também desenhou móveis e projetou interiores em linhas clássicas.

Embora Prud'hon tivesse escolhido os mesmos temas antigos como os neoclassicistas, seu sensível manuseio de cor e composição é um passo à frente em direção ao Romantismo. O artista morreu em Paris em 1823.

Fonte:

http://www.canvasreplicas.com/PrudhonBiography.htm

 
 
 
 
 
 
 c.1805 - The Empress Josephine 
Musée du Louvre, Paris
 
 
 
 

 c.1810 - Venus Bathing
 Musée du Louvre, Paris
 
 
 
 
 1801-02 - Rutger Jan Schimmelpenninck with his Wife and Children
 Rijksmuseum, Amsterdam
 
 
 
 

 1804 - Innocence Preferring Love to Wealth 
The Hermitage, St. Petersburg
 
 
 
 
 
  1796 - Portrait of Georges Anthony 
Musée des Beaux-Arts, Dijon
 
 
 
 
Justice and Divine Vengeance Pursuing Crime
The Hermitage - St. Petersburg
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Créditos
 
Fundo Musical:
 
Konzert Floete Harf, Mov 3
 
Wolfgang Amadeus Mozart,  *1756  +1791 
 
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto 
 
Pesquisa, tradução de texto, formatação:
 Ida Aranha