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TIZIANO  VECELLIO
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Citado erroneamente como sendo um retrato de Ariosto, este quadro é provavelmente um autorretrato de Tiziano, com a sua composição absorvida por Rembrandt que a usou  em seus próprios  autorretratos.
 
 

 

TIZIANO  VECELLIO

 

VIDA
Pintor italiano, Ticiano, em italiano Tiziano Vecellio, nasceu em Pieve di Cadore c. 1488-1490 e morreu em Veneza a 27 de agosto de 1576. Aos nove anos de idade foi enviado para Veneza a fim de estudar pintura. Três anos depois passou algum tempo no ateliê dos Bellini. Atraído pela pintura de Giorgione, trabalhou com ele, sofreu influência, que permaneceria por alguns anos. Por volta de 1518, já dono de estilo próprio, tornou-se conhecido não apenas em Veneza como nas cortes vizinhas e no estrangeiro.
 Convidado a fixar-se em Roma, preferiu permaneer em Veneza. Em 1545 o papa Paulo III posou para ele, em Roma, voltando a insistir em que se instalasse nessa cidade; Ticiano, conquanto entusiasmado com a obra de Miguel Ângelo e Rafael, voltou para Veneza. Em 1547 passou algum tempo na corte de Carlos V,  em Augsburg. Em 1550 colocou-se a serviço de Filipe II, rei de Espanha, para quem executou grande número de trabalhos.
 
PROJEÇÃO
Com menos de vinte anos de idade, Ticiano é convidado por Giorgione a colaborar na decoração do "Fondado Dei Tedeschi", entreposto comercial alemão às margens do canal Grande, em Veneza. A "Judite" ali pintada por Ticiano logo chama a atenção, chegando a ser confundida com os trabalhos de Giorgione. A partir de então, Ticiano trabalharia sozinho até o fim da vida, cercado de glória, em pleno 'século de ouro ' do "Cinquecento" italiano. De início escandaliza por sua predileção em pintar cenas bíblicas com nus ou em paisagens reconhecidamente venezianas. Passa então a fixar cenas da mitologia grega, livrando-se, assim, dos críticos puristas.
As louras por ele pintadas nesse período dão origem ao novo adjetivo, tizianesco:  são mulheres de grande sensualidade, de cabelos ligeiramente avermelhados. Ticiano inspira-se nas mulheres que lavavam os cabelos no canal Grande e depois ficavam ao sol, para secá-los. Também dessa fase são os admiráveis retratos, onde combina seu rico colorido com grande finura psicológica. Soberanos, príncipes e senhores feudais disputam a honra de ser retratados pelo artista. Na maturidade, Ticiano retorna preferencialmente aos temas bíblicos. No último período suas telas possuem forte dramaticidade.
Fonte (editada):
Enciclopédia Mirador Internacional.
Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
São Paulo, Rio de Janeiro, vol.  19, pág. 10.904
 
Outras informações sobre a vida do artista e 
sua obra são encontradas no site:
Página " Pinturas", Seção Pintores,
 Vecellio, Tiziano,
Mostras  2, 3 e 4
 

 

 

 
 
 
 
 
 
 

c.1550 - Adam and Eve
 Museo del Prado, Madrid
 
 
 
 
 

1560s - Penitent Mary Magdalen
 Hermitage, St. Petersburg
 
 
 
 
 

1507-08 - Rustic Idyll 
 Fogg Art Museum, Cambridge
 
 
 
 
 

1508-10  - Christ and the Adulteress 
 Kelvingrove Art Gallery and Museum, Glasgow
 
 
 
 
 

c.1511 - The Gipsy Madonna 
  Kunsthistorisches Museum, Vienna
 
 
 
 
 
 

1511 - The Miracle of the Newborn Child
 Scuola del Santo, Padua
 
 
 
 
 

 

Fundo Musical

 

Tratenimentti da Camera 2

Maurizio Cazzati, *c.1620   +1677

 

 

 

 

 

Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha