FÉLIX   VALLOTTON
 
 
 
 
 
 
Self-portrait, at 20, 1885
Musée Cantonal des Beaux-Arts ( Switzerland)
 
 
 
Félix Vallotton nasceu em 28 de dezembro de 1865 em Lausanne, Suiça, numa respeitável família de classe média. Aos dezessete anos foi estudar em Paris na "Académie Julian".
Vallotton começou sua carreira artística pintando retratos, um dos quais foi exibido no semi-oficial "Salon des Artistes Français", de 1885, e daí passou a pintar cenas de interior.
 Foi durante este período que Vallotton desenvolveu sua própria técnica de pintura: trabalhar com pinceladas pequenas e precisas, transmitindo cuidadosamente cada detalhe e criando uma superfície lisa.
 
 

 
 
 
Interior, 1903-1904
The Hermitage, São Petersburgo, Rússia
 
 
 
 
Interior - Red Room with Woman and Child - 1899.
 The Art Institute of Chicago_ Chicago.
 
 
 
 
 
 
Em 1893 Vallotton afastou-se da "Société des Artistes Français" e expôs seu quadro "Bathing on a Summer Evening" no "Salon des Indépendants". Mandou também seus trabalhos para a primeira "Gallery of the Art Nouveau".   Nessa época Vallotton tinha se aproximado dos "Les Nabis" e participado de suas exposições.
 
 
 
 
 
 
 
Félix Fénéon Editing La Revue Blanche - 1896 
  Private collection 
 
 
 
 
Bathing on a Summer Evening - 1892-93
Kunsthaus, Zurich, Switzerland
 
 
 
 
 
 
Em 1900 Vallotton  foi agraciado com a cidadania francesa e, graças a seu casamento, em 1899, com uma jovem da família Bernheim, passou a desfrutar de estabilidade financeira.  Ele constantemente expunha na "Bernheim-Jeune Gallery" juntamente com Bonnard, Vuillard e Rouseel, e estava entre os organizadores do "Salon d'Automne".
 
Vallotton apresentava seus trabalhos nas exposições do grupo "Vienna Sezession", publicava seus artigos na Revista "Jugend", de Munique e na revista inglesa "Chap-Book", mas foi somente em 1910 que ele foi apresentado ao público na Suiça. 
 
 
 
 
 
 
 
 Dinner_ By Lamplight - 1899 -
Musée d'Orsay_ Paris_ France.
 
 
 
  Lady at the Piano -1904 -
 The Hermitage_ St. Petersburg_ Russia.
 
 
 

 

Em 1913 Vallotton visitou a Rússia a convite do colecionador G. Haasen, cujo retrato ele completou em São Petersburgo.

Durante a Primeira Grande Guerra, o artista produziu uma série de desenhos contra a guerra e pintou sua famosa tela "Verdun". Na década de 1920 ele continuava expondo regularmente no "Salon d'Automne", apesar de sua popularidade ter decrescido.

O artista morreu em Paris em 29 de dezembro de 1925.

http://www.abcgallery.com/V/valloton/vallotonbio.html

 
 
 
 
 
 
Créditos:
 
Fundo Musical:
 
Clair de Lune
Achille-Claude Debussy, *1862   +1918
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
Tradução de texto e formatação:
Ida Aranha